"Pois vós, irmãos, vos tornastes imitadores das
igrejas de Deus em Cristo
Jesus
que estão na Judéia" (1 Tes. 2:14)
A ignorância que prevalece no Cristianismo agora em relação às Igrejas de Deus é profunda e mais geral que qualquer outro erro sobre qualquer outro tema das Escrituras. Muitos que são fortes em relação ao Evangelho e são corretamente ensinados sobre os grandes fundamentos da fé, estão equivocados em relação à Igreja. Há de se notar que a confusão que abunda diz mais respeito a palavra "Igreja". Há poucas palavras com tamanha variedade de sentidos. O homem comum entende por "igreja" um edifício no qual as pessoas se congregam para a adoração pública. Porém os que compreendem melhor, sabem que o termo se refere as pessoas que se congregam neste edifício.
Outros usam o termo em um sentido denominacional e chamam de a "Igreja Metodista" ou a "Igreja Presbiteriana". Também se emprega para chamar de instituições do Estado como a "Igreja da Inglaterra" ou a "Igreja da Escócia. Para os papistas, a palavra "igreja" é quase sinônimo da palavra "salvação", porque eles ensinam que todos os que estão fora da "Santa Igreja Mãe" estão eternamente perdidos.
Para muitos que são até mesmo povo de Deus, parece não interessar-lhes o que Deus pensa sobre o tema. É triste notar que homens devotos no Evangelho, que proclamam a Palavra de Deus, nos comentam que não se molestam em relação à doutrina da Igreja; que a salvação é um tema mais importante; e o estabelecimento dos Cristão nos fundamentos é tudo o que é necessário. Vemos que eles dão capítulo e versículo para cada declaração que fazem e enfatizam a autoridade da Palavra de Deus, porém cerram os olhos à seus ensinamentos sobre a Igreja.
Que constitui uma Igreja Neotestamentária !
Que haja multidões de supostos
Cristãos que desdenham a importância
desta questão em
manifesto. Suas ações os
demostram. Não se molestam em
contestar a pergunta. Alguns estão contentes em ficar fora
de qualquer Igreja
terreal Outros se unem a alguma igreja por
considerações sentimentais, porque
seus pais ou seus parentes pertencem à ela. Todavia outros
se unem a uma igreja
por motivos mais baixos, por razões políticas ou
de negócios. Porém isto não deve
ser assim.
Se o leitor é um Anglicano, deve
sê-lo porque está convencido de que sua
igreja é a mais bíblica. Se é
presbiteriano, deve sê-lo pela
convicção de que
sua igreja está mais de acordo com a Palavra de Deus. E
assim também se és
Batista, ou Metodista, etc.
Há muitos outros que não
guardam nenhuma esperança de poder contestar
satisfatoriamente
a pergunta: O que é uma Igreja Neotestamentária !
A confusão que causam no
Cristianismo, as numerosas seitas e denominações,
que diferem amplamente na
doutrina e na constituição da igreja e na sua
idéia sobre o governo, tem
desanimado a muitos. Não dispõe de tempo
necessário para examinar as
declarações de muitas
denominações. Muitos Cristãos
são pessoas muito ocupadas,
que trabalham muito para ganhar a vida, e não tem o tempo
necessário para investigar
adequadamente os méritos escriturísticos dos
diferentes sistemas eclesiásticos.
Consequentemente deixam de um lado a questão, porque a vem
demasiadamente
difícil e complexa para poder chegar a uma
conclusão satisfatória e conclusiva.
Porém não, a solução
não deve ser assim. Em vez de que estas
diferenças de
opiniões nos deixem perplexos, devem estimular-nos a chegar
a compreender a
mente de Deus em relação ao assunto. Se Ele nos
diz que devemos "comprar a
verdade", o que implica que o esforço e o
sacrifício são necessários,
somos convidados a "provar todas as coisas".
Agora, é óbvio a todos que
deve haver uma maneira mais excelente do que examinar
os credos e os artigos de fé de todas as demais
denominações. O único
método
satisfatório para descobrir a resposta divina à
pergunta é voltarmos para o
próprio Novo Testamento e estudar seus ensinamentos
relacionados à
"Igreja"; não os pontos de vista de algum homem piedoso;
não aceitando
o credo de uma Igreja a qual pertencem os meus pais; mas sim provando
todas as
coisas por si mesma. O povo de Deus não tem nenhum direito
de organizar uma
igreja sobre fundamentos que não são os que governaram as Igrejas no
tempo do Novo
Testamento. Uma instituição cujos ensinamentos ou
governo são contrários aos
Novo Testamento sem dúvida não é uma
igreja neotestamentária.
Agora, se Deus tem considerado de suma
importância colocar entre as
páginas de inspiração, o que
é uma igreja neotestamentária,
então deve ser importante
para cada homem ou mulher estudar o que está escrito, e
submetermos a sua
autoridade e conformarmos à sua conduta. Assim que apelo ao
Novo Testamento
unicamente e busco a resposta a nossa pergunta.
1. Uma Igreja Neotestamentária
é um corpo local de crentes. Muita
confusão tem sido o resultado de se utilizar adjetivos que
não se encontram no
Novo Testamento. Se fossemos perguntar a alguns Cristãos: a
que igreja você pertence
? Contestariam: a grande igreja invisível de Cristo - uma
igreja
que é intangível e invisível. Quantos repetem o Credo dos Apóstolos, "Creio na santa igreja católica !, que certamente não era parte alguma no credo que os apóstolos mantiveram. Outros falam de uma "igreja militante" e de uma igreja triunfante", porém nenhum destes termos se encontram nas Escrituras, e os empregarmos somente cria dificuldade e confusão. No momento que deixamos de reter "o modelo das sãs palavras" (2 Timóteo 2:13) e usamos termos não-escriturísticos, somente nos confundimos ainda mais. Não podemos melhorar as Sagradas Escrituras. Não há necessidade de inventar mais temos, fazê-lo é criticar o vocabulário do Espírito Santo. Quando alguns falam de uma igreja universal de Cristo, empregam um termo anti-escriturístico. O que querem dizer é "a família de Deus". Esta última expressão inclui toda a companhia dos eleitos, porém a palavra "Igreja" não tem o mesmo sentido.
que é intangível e invisível. Quantos repetem o Credo dos Apóstolos, "Creio na santa igreja católica !, que certamente não era parte alguma no credo que os apóstolos mantiveram. Outros falam de uma "igreja militante" e de uma igreja triunfante", porém nenhum destes termos se encontram nas Escrituras, e os empregarmos somente cria dificuldade e confusão. No momento que deixamos de reter "o modelo das sãs palavras" (2 Timóteo 2:13) e usamos termos não-escriturísticos, somente nos confundimos ainda mais. Não podemos melhorar as Sagradas Escrituras. Não há necessidade de inventar mais temos, fazê-lo é criticar o vocabulário do Espírito Santo. Quando alguns falam de uma igreja universal de Cristo, empregam um termo anti-escriturístico. O que querem dizer é "a família de Deus". Esta última expressão inclui toda a companhia dos eleitos, porém a palavra "Igreja" não tem o mesmo sentido.
O tipo de Igreja que é enfatizado no
Novo Testamento, não é nem
invisível nem universal, mas visível e local. A
palavra para "igreja"
é ekklesia e os que conhecem a língua grega
estão de acordo que significa uma
assembléia.
Uma assembléia é uma
companhia de gente que se reúne atualmente. Se
nunca se reúnem, então isso seria um mal uso da
linguagem dizer que são uma assembléia.
Por isso, como todo o povo de Deus nunca tem estado em uma
assembléia, juntos,
não há uma Igreja ou assembléia
universal. Essa igreja é
todavia futura porque ainda não tem uma existência corporal.
todavia futura porque ainda não tem uma existência corporal.
Para provar o que se disse acima, vamos examinar as
passagens onde o
termo foi usado pelo nosso próprio Senhor durante os dias de
sua carne. Somente
duas vezes nos quatro Evangelhos encontramos a Cristo falando de sua
“Igreja” .
A primeira está em Mateus 16:18,
onde disse Jesus a Pedro "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e
as
portas do inferno não prevalecerão contra ela". A
que tipo de Igreja se
referia o Salvador ! A grande maioria dos Cristãos pensam
que foi a grande
Igreja invisível, mística e universal, que inclui
todos os redimidos. Porém
certamente estão equivocados. Se isto houvesse sido o
sentido da palavras,
necessariamente haveria dito "Sobre esta pedra estou construindo minha
Igreja". Porém disse "construirei", tempo futuro. O que
demonstra que quando falou estas palavras, a Igreja não
tinha existência, salvo
no propósito de Deus. A igreja à qual Cristo se
refere em Mateus 16:18 não podia ser
universal, isto
é, uma igreja que inclui todos os santos de Deus, porque o
tempo do verbo que
emprega manifestamente exclui os santos do Antigo Testamento.
Além disso, nosso
Senhor não se referia à Igreja na
glória, porque essa Igreja já não
estará sob
o perigo das portas
do inferno. Sua declaração que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" sem dúvida esclarece que se refere a Sua Igreja sobre a terra, uma Igreja visível e universal.
do inferno. Sua declaração que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" sem dúvida esclarece que se refere a Sua Igreja sobre a terra, uma Igreja visível e universal.
O único outro exemplo de nosso Senhor
falando da Igreja quando esteve na
terra, se encontra em Mateus 18:17
: "Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se
também recusar ouvir a
igreja, considera-o como gentio e publicano".
Agora, o único tipo de Igreja a qual um
irmão pode falar de seus
problemas é um Igreja visível e local. Isto
é tão óbvio que não
há necessidade
de falar mais deste ponto. No último livro do Novo
Testamento, encontramos o
nosso Senhor usando o termo outra vez. Primeiro em 1:11
disse a João "Escreve em um livro o que
vês, e enviá-lo às sete igrejas que
estão na Ásia". Outra vez, é claro que
o
Senhor fala de igrejas locais. Depois disto, o Senhor usa a palavra 19 vezes no Apocalipse e em cada passagem a referência foi à Igrejas locais. Sete vezes repete "O que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas", não disse "ouça o que o Espírito diz à Igreja" - o que haveria dito se a opinião popular fosse a correta.
Senhor fala de igrejas locais. Depois disto, o Senhor usa a palavra 19 vezes no Apocalipse e em cada passagem a referência foi à Igrejas locais. Sete vezes repete "O que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas", não disse "ouça o que o Espírito diz à Igreja" - o que haveria dito se a opinião popular fosse a correta.
A última referência no
Apocalipse está em Apocalipse 22:16: "Eu,
Jesus, enviei o meu
anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a
raiz e a
geração de Davi, a resplandecente estrela da
manhã". A razão disto é que a
Igreja de Cristo ainda não tem nenhuma existência
tangível e incorporada, seja
na glória ou sobre a terra; tudo o que tem agora
são suas Igrejas locais.
Uma prova adicional de que o tipo de Igreja que
é enfatizado no Novo Testamento
é local e visível, está em outros
passagens da Escritura. Lemos da "igreja
que estava em Jerusalém" (Atos 8:1), "a igreja que estava em
Antioquia"
(Atos 13:1); "a igreja de Deus que está em Corinto" (1
Coríntios 1:2)
- tomem nota de que ainda que esta Igreja tinha vínculos com
as demais Igrejas,
se distingue de "todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso
Senhor
Jesus Cristo" (1 Coríntios 1:2). Outra vez lemos de Igrejas,
plural no
número. "Assim as igrejas em toda a Judéia,
Galiléia e Samária, tinham paz..."
(Atos 9:31); "...As igrejas de Cristo vos saúdam" (Romanos
16:16);
"..as igrejas da Galácia" (Gálatas 1:2). Assim
que se pode ver que a
idéia proeminente e dominante no Novo Testamento, foi de
Igrejas locais e
visíveis
2. Uma Igreja Neotestamentária
é um corpo local de crentes batizados.
Por crentes batizados" quero dizer Cristão que tenha sido
submergidos em
água.
Em todo o Novo Testamento, não
há nem um só caso de alguém que
chegara a
ser membro de uma igreja de Jesus Cristo sem ser primeiro batizado;
há muitos casos,
muitas indicações e provas de que todos os que
pertenciam às igrejas nos dias
dos apóstolos eram Cristãos batizados.
Vamos ver primeiro a última parte de
Atos 2:47:
"E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que
iam sendo salvos". Notem que o versículo não diz
que "Deus" ou
"o Espírito Santo" ou "Cristo" mas "o Senhor" acrescentava.
A razão é esta: "o Senhor" leva a
idéia de autoridade e os que Ele
acrescentava à igreja haviam se submetido ao Seu senhorio. E
a maneira pela
qual haviam submetido a Ele está nos versículos
41-42: "De sorte que foram
batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase
três mil almas; e
perseveravam na doutrina dos apóstolos e na
comunhão no partir do pão e nas
orações". Assim que durante os dias mais
primitivos desta dispensação, o
Senhor acrescentava
à Sua igreja pessoas
que estavam batizadas.
Vejam a primeira das epístolas. Romanos
12:4-5 demonstra que os santos
em Roma formavam uma igreja local. Agora regressemos a Romanos 6:4-5
onde encontramos
o apóstolo dizendo aos membros de Roma (e deles): "Fomos,
pois, sepultados
com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi
ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição". Assim que os membros da igreja local em Roma eram cristãos batizados.
ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição". Assim que os membros da igreja local em Roma eram cristãos batizados.
Agora considerem a igreja em Corinto.
Em Atos 18:8 lemos: "e muitos dos
coríntios,
ouvindo, criam e eram batizados". Outra prova de que os santos de
Corinto
foram batizados se acha em 1 Coríntios 1:13-14;
10:2,6. E 1 Coríntios 12:13
traduzido corretamente (espero comentar sobre esta passagem em outro
artigo
mais adiante) expressamente afirma que a entrada à
assembléia local é pelo
batismo nas águas.
E antes de passar a outro ponto, permita-me dizer
que um igreja composta
de crentes batizados é óbvia e necessariamente
uma igreja batista - de que mais
a vamos chamar ! Este é o nome que Deus deu ao primeiro
homem que chamou e comissionou
para batizar. O nomeou "João Batista". E por isso os
verdadeiros batistas
não devem ter vergonha do nome que levam. Se
alguém perguntar: por que não
chamou o Espírito Santo de a "igreja batista em Corinto"?
ou,
"das igrejas batistas na Galácia"? Contestamos,
por esta razão: não havia, nesse tempo,
necessidade de assinalar distinções utilizando
este adjetivo. Não havia outros
tipos de igrejas nos dias dos apóstolos, além de
igrejas batistas. Todas eram
Igrejas Batistas; isto é, todas estavam compostas de crentes
batizados de
acordo com as Escrituras. São os homens que tem inventado
outras "igrejas"
e nomes para as igrejas agora em existência.
3. Uma Igreja Neotestamentária
é um corpo local de crentes batizados que
formam uma organização. Uma assembléia
é uma companhia de pessoas que se reúnem
juntos em uma organização, de outro modo
não haveria nada para distinguir-lhes
de uma multidão qualquer. Prova clara disto se acha em Atos 19:39:
"E se demandais alguma outra coisa, averiguar-se-á em
legítima assembléia".
Estas palavras foram pronunciadas pelo escrivão do povo
à multidão que
quebrantava a paz. E havendo "apaziguado a multidão" e
havendo afirmado
que os apóstolos não eram nem ladrões
de igrejas ou blasfemadores
da deusa do povo, lhes recordou
a Demétrio e seus seguidores que "os tribunais
estão abertos e há
procônsules"; e lhes convida a acusar-se uns aos outros.
A palavra grega para "assembléia" nesta
passagem é ekklesia e
a referência foi à corte jurídica
Romana, isto é, uma organização
governada por
leis.
Também as figuras usadas pelo
Espírito Santo em relação com a
"igreja" são pertinentes unicamente a uma
organização local. Em
Romanos 12 e em 1 Coríntios 12 Ele emprega o "corpo" humano
como uma
analogia ou ilustração.
Este exemplo não é
próprio para representar uma igreja
"invisível" ou “universal"
cujos membros estão esparzidos por toda a terra.
Não é necessário recordar ao
leitor que não há
organização mais perfeita
na terra que o corpo humano, cada membro em seu lugar apropriado, cada
um
cumprindo seu dever
e função. Em 1
Timóteo 3:15 a igreja é
chamada "a casa de Deus". Esta "casa" fala de organização,
cada habitante tendo sua própria
recâmara, os móveis em seu lugar, etc.
Outra prova de que uma "igreja"
neotestamentária é uma
companhia local de crentes batizados, em uma
relação organizada, se acha em
Atos 7:38,
onde o Espírito
Santo aplica o termo ekklesia aos filhos
de Israel - "na congregação (igreja) no deserto".
Agora bem, os
filhos de Israel no deserto eram uma
assembléia organizada, redimida e batizada. Será
que alguém se surpreenda que
foram batizados? Porém a Palavra de Deus é mui
explícita neste ponto:
"Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos
pais estiveram todos
debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no mar,
todos foram
batizados em Moisés" (1 Coríntios
10:1-2). Também estavam organizados; tinham seus
"príncipes" (Números
7:2) e seus "sacerdotes", “anciões"
(Êxodo 24:1) e seus
"oficiais" (Deuteronômio). Assim pois podemos ver que foi
correto
aplicar o termo ekklesia a Israel no deserto. E podemos descobrir como
sua
aplicação a Israel nos ajudar a definir seu
sentido exato.
Vemos que uma igreja neotestamentária
tem seus "oficiais",
seus "anciões" (que é o mesmo que "bispos"),
"diáconos" (Timóteo 3:11,12),
"tesoureiro" (João 12:6; 2 Coríntios 8:19), e
"escrivão" -
a enumeração dos membros (Atos 1:15) claramente
implica um registro.
4. Uma Igreja Neotestamentária
é um corpo local de crentes batizados em
uma organização pública e
corporalmente adorando a Deus pela maneiras que Ele estabeleceu.
Seria necessário citar uma boa parte
do
Novo Testamento, para amplificarmos sobre este tema. Melhor
é que o leitor leia
com cuidado o livro
dos Atos e as
epístolas, com uma mente aberta, e encontrará
abundante confirmação do tema.
Porém somente permita-me dizer em resumo: Primeiro, para
manter "a doutrina
dos apóstolos" e o companheirismo (Atos 2:42).
Segundo, para preservar e perpetuar o batismo
escriturístico e a ceia do
Senhor: "as instruções tal como" Paulo as
entregou à Igreja (1
Coríntios 11:2).
Terceiro, para manter a disciplina santa: Atos 13:17;
1 Timóteo 5:20-21, etc.
Quarto, para ir a todo o mundo e pregar o Evangelho
a toda criatura
(Marcos 16:15).
5. Uma Igreja Neotestamentária
é independente de tudo, menos de Deus.
Cada igreja local é completamente independente de todas as
demais. Uma igreja
em uma cidade não tem autoridade sobre outra igreja em outra
cidade. Nem tampouco
pode um grupo de igrejas locais eleger um "comitê",
"presbitério" ou "papa" para assenhorar-se sobre os membros
daquelas igrejas. Cada igreja tem seu próprio governo,
conforme 1 Coríntios
16:3; 2 Coríntios 8:19. Por
“governo" quero dizer que sua obra é
administrativa e não legislativa.
Uma igreja neotestamentária deve fazer
todas as coisas decentemente e em
ordem (1 Coríntios 14:40), e sua única regra para
ordenar as coisas, é a Sagrada
Escritura. Seu único modelo, sua corte de
apelação, é a Bíblia e nada
mais que
a Bíblia, pela qual todas as questões de
fé, doutrina, e a vida Cristã são
determinadas. Sua única cabeça é
Cristo: Ele é seu Legislador, Fonte e Senhor.
A Igreja local deve ser governada pelo que o
Espírito disse às igrejas.
Por isso logicamente está separada
do
Estado e deve recusar o sustento econômico do Estado. Ainda
que seus membros
são instruídos a submeterem-se "às
autoridades superiores" (Romanos
13:1), não devem permitir que o Estado
lhes dite nos assuntos da fé ou da prática.
A administração do governo de
uma igreja neotestamentária reside em sua própria
membresia e não em um corpo especial de homens, seja dentro
ou fora da igreja.
Uma maioria de seus membros decidem as ações da
igreja. Isto se vê claramente
em 2 Coríntios 2:6: "Basta a esse tal (a pessoa disciplinada) esta
repreensão feita por
muitos". As últimas duas palavras "por muitos" é
tradução de
hupo ton pleionon. Pleionon é um adjetivo e literalmente
significa pela maioria
e é traduzido assim pelo Dr. Charles Hodge, um dos melhores
e competentes
conhecedores do Grego.
Em resumo: a menos que haja uma companhia de
pessoas regeneradas,
batizadas de acordo com as Escrituras, organizadas segundo o Novo
Testamento,
adorando a Deus segundo suas instruções, tendo
companheirismo com a doutrina
dos apóstolos, mantendo as ordenanças,
preservando a disciplina estrita, ativa na
evangelização, então não
há uma igreja neotestamentária, chame o que se
chame.
Porém se uma igreja possui estas
características, é então a
única instituição
em toda terra ordenada, construída e aprovada pelo Senhor
Jesus Cristo. Assim
que o escritor considera seu maior privilégio, depois de ser
salvo, pertencer a
uma de Suas igrejas. Que a graça divina me ajude a andar
dignamente como membro
de Sua Igreja!
Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Fonte: Obreiro Aprovado
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