Os Abençoados


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mateus 11:20-30

 Mateus 11.20-30

20 Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido:

21 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.

22 E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras.

23 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.

24 Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo.

25 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.

26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.


 
Foi nas cidades da Galiléia que Jesus realizou a maioria de Seus milagres. Porém o coração do povo permaneceu endurecido, como profetizara Isaías: "Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?" (Isaías 53:1). Contudo, "por aquele tempo" (v. 25), o Senhor tinha uma resposta a dar para essa pergunta, e pôde também dar graças ao Pai, dizendo: "Ocultastes estas cousas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos". Então, voltando-se ao povo, conclama-os: "Vinde a mim"; vinde com esta fé infantil. Ninguém, exceto Eu, pode revelar-vos o Pai; e aprendei não somente pelas palavras da Minha boca, mas de Mim, através do Meu exemplo, pois "sou manso e humilde de coração" (Mateus 11:29). 

Junto ao Senhor Jesus, encontramos duas coisas aparentemente contraditórias: o descanso e o jugo. O jugo é uma pesada peça de madeira, usada para acoplar dois bois para executar trabalhos de tração; é um símbolo da obediência e do serviço. Mas o jugo do Senhor é leve: o jugo dEle foi a vontade de Seu Pai, e em cumpri-la consistia todo o Seu prazer. Assim o redimido troca a fadiga e a carga do pecado (v. 28) pela alegre abnegação cujo motor é o amor (2 Coríntios 8:3-5). No cap. 5:5 o Senhor havia dito que são "bem-aventurados os mansos". Não é um privilégio ser semelhante a Ele?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Participe e ganhe!

Nos Acompanhe!

Facebook - Curta nossa Página…

Tecnogospel

Missões e Evangelismo

Vivos! O site da fé Cristã!

Publicidade

Divulgador

Publicidade