Os Abençoados


domingo, 2 de maio de 2010

Eu tenho que guardar o Sábado ou o Domingo?

Quando Deus criou todas as coisas, Ele não começou no domingo, porque o domingo não existia, isto é, não existia a Semana como a conhecemos hoje, Deus começou no primeiro dia e no descansou:
“E, havendo acabando no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou, porque nele descansou de toda a sua obra” ... (Gen. 2:2-3).

O sétimo dia ficou sendo o dia de Shabbatt (que quer dizer descanso).

O Shabbat não é um dia da semana e sim um dia de descanso. O dia de descanso é sempre de 7 em 7 dias:”Seis dias se fará obra, porém o sétimo dia é sábado de descanso”... (Ex 31:15).

Deus fez do Shabbat (do Dia de Descanso) um dia de adoração e santificação para o povo de Israel, a quem escolheu, dizendo: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e fará a tua obra, mas o sétimo dia é do Senhor, teu Deus, não farás nenhuma obra”... (Ex. 20:8-10). Isto é, Deus estava dizendo que o povo não iria apenas descansar mas aproveitar o dia de descanso para santificar e ter comunhão com Ele. Assim, o povo seria forte fisicamente, já que evitaria o “stress”, e seria forte espiritualmente, já que teria comunhão com o Senhor.

Com o passar dos séculos, o Shabbat foi sendo desvirtuado do seu objetivo. O povo aprontava a semana inteira, roubava, trapaceava, mentia, enganava, e no sábado todo mundo fingia que era santo. Nos tempos do Senhor Jesus, o sábado adquiriu um formalismo tão grande, que era até mais importante que a própria vida humana. Jesus, então, corrigiu este desvio, dizendo:”O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado” (Mc 2:27). E se declarou Senhor do Sábado (v. 28).

Em Israel, os judeus observam rigorosamente o Shabbat. As comidas são preparadas na sexta feira, para que no sábado ninguémcozinhe. Os elevadores são programados para pararem sozinhos de andar em andar, para que ninguém faça o trabalho de apertar o botão do elevador. Porém, andando por Jerusalém, no sábado, vi que o exército estava nas ruas, as ambulâncias, telefonistas, bombeiros, garçons e gente, nos Kibuts, continuavam trabalhando. Perguntei, então, para um judeu, se eles não guardavam o Shabbat. E ele me disse: “Claro que sim. O Shabbat é descanso de 7 em 7 dias. Não é necessariamente no dia de sábado. Eles irão guardar o Shabbat em outro dia da semana”. Entedeu o que é o Sábado? È descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Participe e ganhe!

Nos Acompanhe!

Facebook - Curta nossa Página…

Tecnogospel

Missões e Evangelismo

Vivos! O site da fé Cristã!

Publicidade

Divulgador

Publicidade